O altar foi montado à beira-mar e decorado com um arco de folhagens, que também compuseram a nave. Como o conforto dos convidados era a prioridade dos noivos, a CenográphiaFornecedoresCENOGRÁPHIADecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisconstruiu um deck de madeira, para que pudessem chegar ao espaço da cerimônia sem pisar na areia.
Para aliviar o calor, os convidados receberam charmosos leques, feitos de folhas naturais.
Os lounges foram os responsáveis pelo clima de festa em casa.
À noite, velas suspensas e luzinhas deixaram a decoração ainda mais charmosa!
A mesa de doces era redonda e os docinhos foram dispostos em volta de folhagens plantadas. As velas complementaram a decoração, deixando o ambiente mais aconchegante.
Mauricio Bacellar trabalha com decoração de festas (ele comanda a MBacellarFornecedoresMBACELLAR AMBIENTAÇÕES E FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais), por isso, fez questão de assinar o projeto do próprio casamento. “Como eu sou decorador e a Karla trabalha com moda e criação, a festa teve muito conceito em sua concepção”, explica o noivo. Estávamos curiosíssimos para ver os detalhes, mas, antes disso, vamos contar um pouquinho da história dos dois!
Tudo começou no Tinder. “Morávamos perto e ficamos trocando ideia um tempão! Descobrimos que gostávamos das mesmas músicas, dos mesmos lugares e, principalmente, um do outro. Foi ‘amor à primeira conversa’“, conta Karla. Os dois namoraram por dois anos e meio e o pedido de casamento foi totalmente surpresa! “Foi o maior barato! Teve choro, crise de riso, bolinho de arroz (meu favorito!), anel de noivado maravilhoso e de família e, claro, muito amor!”, conta a noiva.
Com um ano para os preparativos, Karla e Mauricio decidiram dizer o “sim” na fazenda da família do noivo, que tem mais de 150 anos. “Queríamos casar na capelinha, igual aos pais do Mau, há mais de 40 anos! Já era um desejo dele e dos pais e, assim que vi o álbum do casamento, virou o meu também! O lugar é mágico!”, explica. Karla havia imaginado uma comemoração pequena, mas logo desistiu da ideia. “Era impossível, uma vez que estava casando com o Mau, que adora fazer e participar de uma festa! Mas uma festa maior foi a melhor coisa que fizemos”, se diverte.
Para a decoração, Mauricio apostou na combinação entre amarelo e azul, com toques de branco. E, claro, a noiva aprovou! “O Mau fez melhor do que eu poderia sonhar – sou suspeita, mas é muito verdade! Tinha meu fusquinha azul, meu balanço, luzinhas, margaridas, fotos instantâneas para os convidados montarem um mural, bolhas de sabão…”, conta ela. “Foi uma mistura de ansiedade, desafio e felicidadepoder decidir e escolher todos os detalhes!”, diz o noivo.
Quando o assunto foi o vestido de noiva, Karla quis fugir do tradicional, com um modelo midi. O eleito foi um Valentino, “metade romântico, metade rock ‘n roll”, nas palavras da noiva. “O vestido era super charmoso, com bordados de pois, igual ao da minha sogra. Amei quando vi no álbum de casamento, que foi o começo de tudo!”, conta. Os ilhoses contrastaram com a delicadeza da saia rodada de tule. O charmoso bouquet de margaridinhas, o fascinator e as sapatilhas Chanel complementaram o look moderninho da noiva!
A festa foi montada tanto no jardim, quanto nos ambientes internos da casa. O projeto floral de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais teve rosas, orquídeas e glicínias. Para reforçar o clima descontraído de um casamento diurno, Mauricio optou por acomodar apenas 50% dos convidados em mesas de almoço. “Cerca de 30% ficaram em lounges e bistrots, e o restante ficou circulando pela pista, pelos jardins e ambientes da casa”, explica o noivo.
Apaixonados por praia e natureza, os noivos deste casamento na praia queriam uma decoração com cara de casa. A CenográphiaFornecedoresCENOGRÁPHIADecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais, responsável por decoração e flores, desenvolveu um projeto encantador, bem como o casal queria. Dois cuidados importantes foram o ponto de partida do decorador Bruno Zani: a diferença cultural dos convidados (os noivos vivem em Nova York e diversas nações estariam presente), e o conforto e aconchego, já que muitos destes viajariam horas até chegar.
A cerimônia aconteceu de forma intimista e no meio da festa. Dois enormes lounges delimitaram o caminho da nave, e o piso elevado do altar, posteriormente, funcionou como pista de dança suspensa e de frente para a praia (um convite para apreciar o pôr-do-sol de camarote).
A integração da parte interna com a externa se fez através de uma varanda, cujo teto foi totalmente revestido por heras e mini luzinhas. A inspiração aqui veio do bar do hotel Hudson, em Nova York, um dos favoritos dos noivos.
Há 10 anos, Karla Dutra e Rafael Vitalino se conheceram no curso de pós-graduação. “Ficamos amigos e, depois de um ano e meio, começamos a namorar. E lá se vão mais de oito anos…”, diz Karla. O pedido de casamento aconteceu no Dia dos Namorados, mas, apesar da data, foi uma grande surpresa para a noiva. “Mesmo depois de alguns anos de namoro, não havíamos passado nenhum Dia dos Namorados juntos – ele estava sempre viajando a trabalho. Até que, em 2012, ele fingiu estar viajando e, no fim do dia, mandou flores para o meu trabalho, pedindo que eu o encontrasse em um hotel. Jantamos e, em seguida, em um quarto cheio de flores, ele me pediu em casamento. Foi lindo!! Mas, a princípio, casamento pra gente significava viver juntos. Foi depois que veio a vontade de oficializar a união e celebrar com uma festa”, explica.
No final de 2015, os noivos decidiram fazer a festa. E em seis meses de preparativos, organizaram tudo! “Originalmente, casaríamos em setembro. Mas, uma semana depois de decidir a data, descobri que estava grávida e o bebê nasceria justamente em setembro. Então, antecipamos para julho“. Karla e Rafael queriam um casamento ao ar livre e integrado à natureza. “Sempre soube que a responsável pelo projeto seira a Renata ParaísoFornecedoresRENATA PARAISODecoração & CenografiaRio de JaneiroLeia mais, que foi minha colega de faculdade e é absolutamente maravilhosa! A ideia era que estivéssemos recebendo nossos amigos e familiares em nosso próprio jardim boho chic“, conta.
Karla havia imaginado um vestido de noiva que marcasse bem a cintura, mas, por conta da gravidez, precisou repensar o modelo. “Então, optei por um look mais soltinho e com mangas longas transparentes, para evitar os mosquitos e a temida Zika!”, justifica. Super fluido e leve, o vestido de mousseline tinha bordados em prata no decote e nos punhos. A beleza da noiva ficou por conta de Monique CaetanoFornecedoresMONIQUE CAETANOBeleza & Dia de NoivaRio de JaneiroLeia mais.
Karla e Rafael não queriam uma decoração super colorida, então Renata ParaísoFornecedoresRENATA PARAISODecoração & CenografiaRio de JaneiroLeia maissugeriu cores mais sóbrias, como cereja, berinjela, verde e cobre. “Bucólico e elegante, mas, ao mesmo tempo, cheio de vida!”, comenta a noiva. O projeto floral teve desde rosas e orquídeas até cactos e frutas.
Para a festa, montada em uma tenda no jardim da propriedade, Tais preparou lounges com cara de casa. Sofás capitonados, estantes de madeira, tapetes e mix de almofadas criaram espaços aconchegantes para os convidados. Destaque para o pergolado de madeira com galhinhos pendurados e o mix de lanternas e castiçais dispostos nos aparadores e mesas de centro. Nos vasos, além de lindas hortênsias, folhas diversas, flores brancas, suculentas e frutas.
As estações de suco e vinho trouxeram um ar vintage para a decoração através dos móveis e papelaria personalizada.
Bruna Pigozzo e Daniel Usui se conheceram em uma festa e, como têm amigos em comum, não demoraram a engatar uma conversa. “Passamos a noite inteiro conversando sobre tudo e dando risada das histórias engraçadas de cada um”, relembra Bruna. Mas, na época, ela fazia faculdade em Los Angeles e estava apenas passando férias no Brasil. “Quando voltei para a Califórnia, continuamos nos falando todos os dias. Até que decidimos nos aventurar em um relacionamento a distância. Namoramos assim por dois anos, até eu voltar para o Brasil”.
Fernando de Noronha foi o cenário do pedido de casamento. “O Daniel me deu uma viagem para lá de presente de aniversário. No primeiro dia, estávamos na varanda, relaxando dentro da banheira, quando ele me perguntou ‘está gostando?’ e eu ‘sim, amando, tudo perfeito’. Daí ele disse ‘ainda não está perfeito, ficaria perfeito se você aceitasse se casar comigo'”, conta Bruna.
Os noivos queriam dizer o “sim” em um espaço aberto e com muito verde. “Visitamos várias opções, mas a Fazenda Vila RicaFornecedoresFAZENDA VILA RICAFazendasSão Paulo (Interior)Leia maisfoi a nossa favorita. Além de ser um lugar lindo, tínhamos a opção de dormir lá mesmo, com nossas famílias e padrinhos. O que foi ótimo porque pudemos fazer um jantar na sexta-feira, um café da manhã no sábado e um brunch no domingo, para fechar o final de semana!”, elogia. Para a decoração, assinada por Fábio Borgatto e Telma HayashiFornecedoresFÁBIO BORGATTO E TELMA HAYASHIDecoração & CenografiaSão Paulo (Interior)Leia mais, Bruna e Daniel fizeram questão de valorizar a fazenda. “Queríamos manter a ‘decoração de fazenda’, mas com um toque romântico, com muitas flores complementando o verde do local”, explica.
O registro do grande dia ficou por conta do fotógrafoDuo BorgattoFornecedoresDUO BORGATTOFotografiaSão Paulo (Capital)Leia mais, que foi escolhido a dedo pelos noivos. “Adoramos o estilo único das fotos deles. São bem criativas, mas ao mesmo tempo românticas. Ficamos muito felizes com o resultado, eles conseguiram captar toda a felicidade daquele dia especial, além de nos deixarem bem à vontade e tranquilos“, comemora.
Dizem que sexta-feira 13 dá azar, mas não foi bem assim para Aneliese e Felipe de Mattos. “Nos conhecemos no antigo Orkut, por meio de amigos em comum. Conversamos até altas horas por meses. Até que nos conhecemos pessoalmente em agosto de 2010, em plena sexta-feira 13 – que só nos deu sorte! Na época, eu morava em Bauru e cursava o primeiro ano de faculdade. Ele, 10 anos mais velho, morava e trabalhava em São Paulo. Mas nossas cidades natal são Jaú e Brotas, ou seja, quatro cidades para conciliar! Acabou dando certo!”, conta Aneliese.
Até o casamento, foram seis anos de namoro e o pedido aconteceu na Alemanha, durante uma viagem em família. “Fomos visitar o Castelo Neuschwanstein com a família e, depois, seguimos só nos dois, em uma carruagem, em direção a uma ponte que tem uma vista incrível do castelo. E lá, o Fê começou com uns dizeres fotos, se ajoelhou, pegou aquela caixinha e… ‘quer casar comigo?’. Dessa vez era real!”, relembra.
Aneliese sempre sonhou em dizer o “sim” na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú. E assim foi! “Foram quase dois anos de preparativos, o que foi ótimo, pois conseguimos garantir as datas com os profissionais que gostaríamos e tivemos mais tempo para decidir os detalhes importantes”, conta. Beatrís de MichelliFornecedoresBEATRÍS DE MICHELLIDecoração & CenografiaSão Paulo (Interior)Leia maisassinou a decoração do casamento. “Sempre soube que tinha um estilo mais clássico e tradicional, e cada escolha confirmava isso. Acabamos optando pelo verde e branco, com peças de prata e cristal. E a BeatrísFornecedoresBEATRÍS DE MICHELLIDecoração & CenografiaSão Paulo (Interior)Leia mais, sabendo da nossa história, elaborou um layout que remetia aos jardins do castelo“, explica Aneliese.
Antes de escolher o vestido de noiva, Aneliese provou muitos modelos diferentes. “Queria experimentar vários tecidos e cortes, mas o clássico sempre me encantou. Acabei escolhendo um da Pronovias”, conta. Com decote transpassado, o modelo tinha detalhes bordados à mão. Coque baixo foi o penteado escolhido por Aneliese, que decidiu arrematar o cabelo com tiara assinada por Miguel AlcadeFornecedoresMIGUEL ALCADEAcessórios de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais.
Foi uma das melhores amigas de Karime Didi que a apresentou a Gustavo Vieira. Os dois namoraram por cinco anos, e o pedido de casamento aconteceu durante uma viagem a Dubai. Os noivos queriam dizer o “sim” na Igreja Nossa Senhora do Brasil, e conseguiram a data com um ano e meio de antecedência. “Os pais do Gustavo se casaram lá, e como a mãe dele já faleceu, seria uma maneira de tê-la conosco”, conta Karime.
Karime sempre sonhou com um vestido de noiva assinado por Sandro Barros, e nem isso faltou no casamento! “Fui a uma reunião com ele para falar sobre o modelo e ele mudou tudo o que eu tinha em mente! Mas, claro, por algo que realmente ficou lindo e do jeito que eu queria”, elogia. O resultado foi um vestido com saia volumosa, mangas longas e muitos bordados e aplicações. Para complementar, penteado meio-preso arrematado por acessório de Miguel AlcadeFornecedoresMIGUEL ALCADEAcessórios de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais.
Fabiana Graziano é brasileira e DiegoMarín, colombiano. E os doisse conheceram na Califórnia, durante um casamento. “A noiva era uma das minhas melhores amigas, que se casou com um americano. O melhor amigo dele estava noivo de uma colombiana, que é prima do Diego. Ele, por acaso, foi à festa e, por coincidência do destino, nos conhecemos!”, relembra Fabiana. De volta da viagem, eles começaram a se falar todos os dias pela internet. “Até que o Diego decidiu vir a São Paulo e começamos a namorar. Foram longos seis anos de namoro a distância, entre SP e Bogotá”, conta.
Para fazer o pedido de casamento, Diego escolheu um cruzeiro pelo Caribe. “Foi muito emocionante, porque eu não esperava que acontecesse nessa viagem! Quando ele me mostrou o anel, não acreditei e fiquei pedindo para ele repetir, rs! Além disso, minha irmã havia ficado noiva três meses antes(o casamento dela saiu aqui no site!). Então, na minha cabeça, era o momento dela. Mas foi muito gostoso poder viver essa experiência juntas!”.
É comum as noivas terem o sonho de casar na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Mas, no caro de Fabiana e Diego, a história foi um pouquinho diferente. “Sempre sonhei com um casamento no campo, mas o Diego se apaixonou pela Nossa Senhora do Brasil e me fez um único pedido: casar ali. Além disso, ela fica exatamente no cruzamento entre as avenidas Brasil e Colômbia, então, não tive como recusar esse pedido!”, explica. Os preparativos tiveram assessoria da Toda de BrancoFornecedoresTODA DE BRANCOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais, e duraram um ano e meio. “Além de amigas pessoas, as meninas da Toda de BrancoFornecedoresTODA DE BRANCOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais são profissionais incríveis! Mas, como sou master detalhista e amo fazer esse tipo de coisa, me envolvi em todos os detalhes: do porta-guardanapo feito pela minha mãe até as forminhas de doces, móveis, flores, etc.”.
Seis meses antes do casamento, Fabiana e Diego foram surpreendidos com a notícia de que o espaço que haviam escolhido para a festa fecharia. “Os fornecedores estavam todos contratados, tudo estava pago. Foi um choque terrível, não dormi por várias noites. Faltando tão pouco tempo, a maioria dos lugares já estava ocupada na data que coincidia com a Igreja. Além disso, não poderíamos alterar o dia, já que muitos colombianos já haviam comprado passagem e reservado hotel”, conta. Mas, no final das contas, deu tudo certo! “Negociamos com o Hotel UniqueFornecedoresHOTEL UNIQUEHotéis - Casamento, EspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais, que nos acolheu com muito carinho! E hoje, depois de tudo, sei que foi a melhor coisa que aconteceu, porque o serviço e a comida do UniqueFornecedoresHOTEL UNIQUEHotéis - Casamento, EspaçosSão Paulo (Capital)Leia maissão incríveis!”, elogia. MBacellarFornecedoresMBACELLAR AMBIENTAÇÕES E FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisfoi o escolhido para a decoração da festa, e reproduziu o sonho de Fabiana de casar em um jardim. “Todo mundo que entrava no salão tinha a mesma sensação: de estar em um espaço aberto, no jardim de uma casa!”, comemora.
Antes de ser pedida em casamento, Fabiana tinha um atelier de vestidos de festa. “No casamento da minha irmã, desenhei o vestido da minha mãe, das daminhas, o meu, além de muitas madrinhas e convidadas. Por isso, sabia tudo o que poderia ser feito no vestido e tinha milhares de ideias na cabeça. Mas, antes de casar, tive que me mudar para Bogotá, para tocar as obras do nosso apartamento. Então, tive que fechar o atelier e era impossível fazer qualquer vestido a distância”, conta. Foi quando Fabiana decidiu entregar a missão a André Betio. O resultado foi um modelo de mangas longas, com aplicações de renda e de flores em 3D. “Mantive a tradição da mantilha. Desenhei o bordado, que foi todo feito a mão, com minha mãe e antiga contra-mestre”, explica.
A cerimônia de Fabiana e Diego uniu as culturas brasileira e colombiana. “Além das alianças, trocamos também as Aras. É uma tradição católica da Colômbia, em que os noivos trocam 13 moedas: 12 simbolizam os meses do ano e uma representa a generosidade com os menos favorecidos”, explica.
Para Fabiana, outro ponto importante da decoração é a mesa de doces. “Por isso, quis, na verdade, uma sala de doces, com muito verde caindo em cascatas por todo o espaço”, explica a noiva. Os doces foram acomodados em mesas de diferentes estilos e tamanhos, que deixaram a ambientação mais dinâmica. O boloThe King CakeFornecedoresTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo (Capital)Leia maiscomplementou a ambientação.
No dia 16 de maio, fizemos 5ª edição do CZCONNECTION no recém-inaugurado Palácio TangaráFornecedoresPALÁCIO TANGARÁHotéis - CasamentoSão Paulo (Capital)Leia mais, em São Paulo! Ficamos muito honrados de poder apresentar o tão aguardado hotel para o mercado de casamentos em primeira mão. O espaço, com seu pé direito altíssimo e janelões, ficou realmente muito bonito! Fizemos um coquetel no foyer e um jantar no Cristal Ballroom, promovendo o networking entre os fornecedores– o verdadeiro intuito do evento.
Os BeneditosFornecedoresBENEDITOSLembrancinhasCuritibaLeia mais fizeram tanto sucesso no CZCONNECTION do ano passado, que decidimos repetir a dose. E para ficar de acordo com a identidade visual da festa, eles criaram uma Box Luxo personalizada!
Imagino que muitos de vocês tenham visto as fotos que rolaram no Instagram nesse fim de semana, do casamento de Amy Terry e Basil Mavroleon. Eu estou até agora passada com tudo!!
Quando estava no Rio Grande do Sul para as gravações do programa do Luciano Huck com o Roberto CohenFornecedoresROBERTO COHEN CERIMONIALAssessoria & CerimonialRio de JaneiroLeia mais, ele comentou comigo sobre esse casamento que estava organizando… que os noivos moravam em Londres e haviam escolhido o Rio de Janeiro, que seriam 3 dias de festa, que viria muita gente importante do mundo inteiro e ficaria no Hotel FasanoFornecedoresHOTEL FASANO RIO DE JANEIROHotéis - Noite de NúpciasRio de JaneiroLeia mais, que teria um welcome na praia na quinta, que a festa do casamento mesmo seria no Parque Lage (e que este não receberia cobertura) na sexta, que no dia seguinte haveria uma festa em uma mansão… Ou seja, muitas pistas de que vinha coisa boa por aí! Mas não tinha como imaginar que seriatão incrível assim! Foi um casamento grandioso sem exageros,tradicional com toque fashionista, um mix do chic britânico com a bossa carioca.
Vamos começar pelo vestido de noiva? Assinado por Giambattista Valli, o modelo era imponente pelo volume da saia e comprimento da cauda, mas extremamente leve pelo movimento do tecido (que parece ser mousseline). Na verdade, era um vestido clean de decote ombro-a-ombro com um toque fashionista: as mangas bufantes! (clica aquipara ver o post sobre mangas bufantes!) Para complementar o look leve, um véu liso, que na entrada cobriu o rosto da noiva (e ficou lindo!), e uma beleza discreta (make natural + coque baixo com flores brancas). O bouquet era de flores brancas e de tamanho pequeno.
Vamos falar sobre a elegância do noivo também? Ele usou um belo fraque todo cinza ( fraque não precisa sempre ter a calça de risca) com gravata verde oliva.
O convite e toda a papelaria, como já é de praxe entre os casamentos da turma fashionista, era aquarelado e escrito à mão.
O cenário da cerimônia, marcada para às 15h, foi a deslumbrante Igreja São Francisco de Paula, no centro do Rio. A nave foi decorada com guirlandas de flores brancas, em que o verde das folhagens predominou (adoro!).
Aperte o play aqui para assistir ao vídeo da saída dos noivos! Dá para ver bem o movimento lindo da saia!
Como comentei antes, a festa aconteceu no Parque Lage, a escolha perfeita para um casamento digno de princesa! E o que mais gostei foi justamente que a beleza do Parque Lage foi valorizada – e não escondida – pela decoração! Vic Meirelles não fez cobertura e montou lounges em volta da piscina iluminada, com mobiliário clássico da FestahFornecedoresFESTAHAluguel de MóveisSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de JaneiroLeia mais e palmeiras também iluminadas. A arquitetura maravilhosa do local brilhou, assim como o Cristo Redentor, que pode ser visto de lá! Nas mesas dos convidados, arranjos de folhas de magnólia salpicados de florzinhas brancas (orquídeas denphal). Nos buffets, mini árvores de laranjinhas. Chic até não poder mais! Abaixo, as fotos belíssimas que aV RebelFornecedoresV REBEL CINEMA ONEFotografiaSão Paulo (Capital), Rio de JaneiroLeia maisfez da festa:
O coquetel foi servido no lado de fora e, quando entraram, os convidados foram recepcionados por um grupo de capoeira e trinta bahianas no mezanino:
A post shared by Max Weber (@maxwebertotalbeauty) on
O menu foi assinado pela banqueteira Maria Alice Solimene, que, entre outras coisas, serviu no coquetel alguns clássicos brasileiros, como pasteizinhos (de camarão, de carne com molho vinagrete, de queijo e de palmito) e mini coxinhas. No jantar, bacalhau nas natas com purês de mandioquinha e de batata doce, além de mignon de vitela com salada de legumes. Na madrugada, Maria Alice fez uma mesa de delícias árabes, servidas em prata marroquina.
Maria Alice Solimene em ação
O bolo de casamento de laranjinhas, feito por Isabella Suplicy, foi servido ao lado da mesa de sobremesas, com sorvetes em cones e minestrone de frutas. Não houve mesa de docinhos.
Andrea Ambrosio é quem assinada esta decoração de casamento. A festa, que aconteceu na Casa Charlô, trouxe uma paleta de cores marcada por cobre, marsala e verde.
Para o jantar, Andrea apostou em mesas de laca e espelho, com e sem toalha, e cadeiras de madeira clássicas. Os arranjos de mini orquídeas, sementes e folhas verdes dispostos em diferentes vasos deram movimento aos centros de mesa. Para arrematar, mix de sousplats de cobre e laqueados da Vintage and CoolFornecedoresVINTAGE AND COOLAluguel de MateriaisSão Paulo (Capital)Leia mais e pratos clássicos brancos para os lugares.
Quando se conheceram no casamento de um amigo em comum, Maíra Rodrigues e Bruno Calvano não imaginavam que a história dos dois também renderia um “sim” especial! “No final de 2014, minha irmã gêmea, Angélica, foi convidada para o casamento de um amigo. Faltando pouco menos de duas horas para a cerimônia, o noivo dela teve um contratempo e não pôde ir. Ela me ligou em cima da hora, pedindo companhia, mas eu não estava em casa e não tinha roupas adequadas comigo. Demos um jeito e, na festa, conheci o Bruno. Trocamos telefones aquele dia e começamos a conversar até marcarmos um encontro. E, depois do primeiro beijo, nunca mais nos desgrudamos!”, relembra Maíra.
Em fevereiro do ano seguinte, Maíra e Bruno estavam namorando. E, alguns meses depois, já dividiam a mesma casa. “Nunca houve um pedido de casamento oficial. Quando estávamos juntos há pouco mais de um ano, decidimos que queríamos celebrar a nova fase“, explica. No entanto, na semana do casamento, Bruno decidiu surpreender a noiva com um presente especial. “Ele comprou o anel e, quando acordei no Dia dos Namorados, ele veio com a Lena, nossa cachorrinha, no colo, segurando a caixinha, e fez o pedido!”, conta.
Maíra queria que o casamento fosse uma festa despojada, em um lugar acolhedor e que fosse a cara do Rio de Janeiro. “Encontrei tudo isso no Solar Real, um casarão antigo com uma vista de tirar o fôlego. Além disso, fica em Santa Teresa, um dos bairros que eu e o Bruno adoramos por unir beleza e simplicidade“, justifica a noiva. Para assinar a decoração, o casal não teve dúvidas e escolheu Renata ParaísoFornecedoresRENATA PARAISODecoração & CenografiaRio de JaneiroLeia mais. “Depois de conhecer o trabalho da RenataFornecedoresRENATA PARAISODecoração & CenografiaRio de JaneiroLeia mais, foi fácil! Sabia que só ela saberia captar exatamente a energia e a vibe que eu queria para o casamento!”, elogia.
Quase um ano antes do casamento, Maíra escolheu o vestido de noiva. “Mas, a pouco menos de dois meses para a festa, eu decidi mudar tudo! Rs A Internovias havia acabado de lançar a coleção nova e eu simplesmente me apaixonei por um dos modelos! Pedi para experimentar e não queria tirar mais!”, relembra. Em off-white, o vestido escolhido por Maíra era todo coberto por delicados bordados. A transparência na região do colo e o generoso decote nas costas complementaram o modelo. “Eu já havia decidido que usaria flores no cabelo, e achava que o véu não cairia bem. Mas pensei que essa seria minha única oportunidade de usar um véu, então, na minha última prova do vestido, decidi experimentar um véu de seda francesa e amei! E não é que ficou lindo demais com as flores?”, conta.
A cerimônia teve cadeiras Paris em madeira clara e flores em branco, rosa, roxo e laranja. O destaque da decoração ficou por conta do arco de flores no altar.
Lena, a cachorrinha do casal, foi a dama de honra do casamento!
A cerimônia estava marcada para as 15h30. No entanto, Maíra acabou se atrasando e o “sim” foi adiado em uma hora. A mudança de planos acabou sendo perfeita, porque o por do sol compensou!
“Queria que a decoração da festa misturasse a beleza e a simplicidade das flores com a delicadeza e a vista da paisagem local. A paleta de cores teve rosa, lilás, azul, verde e amarelo, tudo em tons pastel“, explica Maíra. Os detalhes em rosa, como os caminhos de mesa e os sousplats, e as almofadas florais deram um toque romântico ao casamento.
A mesa de doces seguiu o mesmo estilo e paleta de cores do restante do projeto. A decoração aérea teve vasos de metal e lustres de prisma, que deram um ar moderno ao conceito.
Depois dos editorias da Revista Constance Zahn Nr. 3 (a edição Nr. 4 está à venda aqui!), com inspirações francesa e italiana, chegou a vez de publicarmos a decoração de casamento com mood Nova York.
A inspiração vem das festas nos rooftopsda cidade. Coquetéis bem elaborados e um jazz tocando ao fundo compõem a atmosfera criada sob medida para um casal jovem e descolado. O clima intimista é reforçado pela iluminação aconchegante, que remete ao céu estrelado de Manhattan. A cartela de cores escolhida é moderna – preto e branco combinados com o verde das plantas. E os detalhes criativos são pensados para surpreender os convidados e fugir do tradicional.
Lâmpadas Edison entram no arranjo aéreo de galhos e na guirlanda da mesa dos convidados, enfeitando as jabuticabeiras. Já as luzinhas formam um estrelado pano de fundo.
Mini naked cakes individuais decorados com orquídeas dispensam o clássico bolo de casamento. Sousplats espelhados destacam a produção com modernidade.
O bar da Help Bar ganha ambientação inspirada no hotel Gramercy Park, com uma estante ao fundo e muito verde no teto. Objetos antigos e outros de design complementam a decoração.
Salmão mi-cuit em cura de beterraba com creme azedo de pimenta de cheiro.
Duo de granizados (jabuticaba com cachaça e abacaxi com poejo).
A estrutura da pista de dança se tornou “invisível”, o que é sempre um grande desafio. Árvores foram literalmente criadas nos pés das estruturas de som e luz, com galhos de goiabeira e folhas de antúrio presas uma a uma. No bar, estruturas que lembram estantes foram projetadas para acomodar a tela pintada pela artista plástica Camila Camargo especialmente para a ocasião.
A mesa de doces teve o tampo forrado com pedrinhas, que remetem aos passeios dos jardins. Lanternas suspensas garantiram a iluminação aconchegante.
Já falamos aqui no site das marcas do andar fashion do nosso evento CZ Wedding Boutique (veja neste link), sobre os ingressos (que estão à venda neste link) e agora chegou a hora de falar sobre as empresas de serviços que estarão no segundo andar. Para este piso, nossa ideia era reunir todos os fornecedores relacionados com a festa.
Não poderia existir hashtag mais perfeita para o “sim” de Juliana Ferraz e Bruno Garms do que #CasamentoEletriko. Afinal, os noivos adoram festa e também trabalham no mercado de eventos – ela é diretora comercial e de marketing da empresa de cenografia M/Checon, enquanto ele é fundador da Abracadabra, agência especializada em experiências e entretenimento. Além disso, Ju é muito alto-astal, então não tinha como a festa não ser super animada e quase literalmente “elétrica” – foram dois shows, um deles de Preta Gil, e cinco DJs!
Nós estamos muito felizes de poder compartilhar o casamento deles tão rápido – o “sim” aconteceu no último sábado! Mas, antes de falar dos detalhes, sempre tem espaço para contarmos um pouquinho da história dos noivos! Bruno é melhor amigo do melhor amigo de Ju, e foi assim que eles se conheceram, há quatro anos. “Sempre nos encontrávamos, mas nunca rolava aquela conexão. Até que, há um ano, fomos ao casamento de amigos em comum, em que éramos os únicos solteiros da festa – eu havia sofrido uma decepção amorosa e ele também. Acabamos ficando e nunca mais nos separamos!”, relembra Ju.
Com meses de namoro, os dois decidiram ficar noivos. E quando estavam planejando o noivado, Bruno surpreendeu Ju com uma mudança de planos. “O casamento era, na verdade, a festa de noivado. No meio dos preparativos, ele me surpreendeu e disse ‘já que ninguém fica noivo pensando em não casar, vamos casar já!’. Fiquei muda e super emocionada!”, se diverte a noiva. Depois da reviravolta, o casal teve apenas quatro meses para organizar o casamento, com a assessoria da She Said JazzFornecedoresSHE SAID JAZZAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais. “Posso dizer que saí do casamento com grandes amigas! Por trabalhar com eventos, eu tinha mais consciência do casamento que queria ter, do resultado final. Mas isso não quer dizer que tenha sido mais fácil. Sem elas, nada disso teria sido possível”, elogia.
Independentemente de lugar e estilo, Ju e Bruno sempre quiseram um casamento que tivesse “muita verdade e amor”. Por isso, escolheram a casa de Bel Pimenta, que é melhor amiga da noiva, para receber os 660 convidados. “A casa representa muita história para a Bel e, consequentemente, para mim também! Para nós, lá simboliza o real significado do que é o amor“, explica Ju. A homenagem à Bahia, terra natal da noiva, ficou para a decoração, assinada por Marcelo Bacchin com projeto floral de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais. “Queria que a Bahia viesse para São Paulo. Por isso, escolhi tudo em azul e branco, como o céu e o mar baianos“, explica.
Amiga de Lethicia Bronstein há mais de 10 anos, Ju fez questão de que a estilista desenhasse seu vestido de noiva. “Quando contei o espírito da festa para a Lethicia, ela foi capaz de traduzir tudo o que sonhei em um modelo que é uma obra de arte!”, conta. Com pegada boho-chic, o vestido tinha fundo nude que destacava os desenhos dos três diferentes tipos de renda francesa. A beleza teve assinatura de outro grande amigo da noiva, Rosman Braz. “Eu não escolhi meu penteado nem minha maquiagem. Cheguei no salão no dia e, como o Rosman e eu temos uma sintonia muito firme, ele sabia exatamente o que eu queria”, revela a noiva. Ju disse o “sim” com o cabelo solto finalizado com flores de tecido rosa-chá de Carol BassiFornecedoresCAROL BASSIAcessórios de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais, que também assinou os brincos. “Como a festa já teria muitos elementos, escolhi uma maquiagem clean, o mais natural possível“, complementa.
A cerimônia aconteceu sob um gazebo, que recebeu muitas folhagens,flores brancas e luzinhas.
Ju encontrou com seu irmão, o fotógrafo Kiolo:
Os noivos faziam questão de que o casamento fosse chic, mas também tivesse um clima despojado. Então, para o conforto dos convidados, foram criados diferentes ambientes e lounges nos jardins da casa. As flores em branco e rosa clarinho complementaram o projeto todo em azul e branco.
Naldo Turl e Bruno Bittencourt já são casados há 12 anos. “Já tínhamos união estável e convertemos para União Civil, com a troca dos sobrenomes“, conta Naldo. Mas, como Bruno sempre quis uma festa de casamento, Naldo decidiu surpreendê-lo. “Ele sempre sonhou em casar no Parque Lage e, como sou gerente de eventos de lá, não havia opção melhor! Então, preparei tudo escondido dele e, quando estava quase tudo pronto, contei para ele: ‘vamos nos casar no dia 4 de agosto no Parque Lage!’. Ele ficou em choque com a notícia”, se diverte.
Como é assessor de eventos, Naldo cuidou de todos os detalhes do próprio casamento – e os preparativos duraram apenas 40 dias! “Imaginamos uma festa pequena, apenas para os melhores amigos e familiares. E assim foi: um jantar para 35 convidados!”, conta Naldo. Os noivos queriam uma decoração clean, elegante e moderna. “Queríamos que a paleta de cores tivesse bastante verde e deixamos a Eugénia Guerrera muito à vontade para montar o projeto! O mobiliário contemporâneo da FestahFornecedoresFESTAHAluguel de MóveisSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de JaneiroLeia mais fez toda a diferença!”, elogia Naldo.
Para os noivos, um dos pontos altos do casamento foi o jantar contemporâneo, elaborado por Ecila AntunesFornecedoresECILA ANTUNES GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosRio de JaneiroLeia mais. “Ela desenvolveu um novo menu para o nosso casamento, lançando o Polvo baby com batata rústica e maionese de açafrão – o Bruno AMA polvo!”, elogia Naldo. Ravioli de funghi ao molho de tomates e queijo crocante e Ragú de confit de pato com risoto de maçã verde eram as outras opções.